quarta-feira, 23 de maio de 2012

Circuito Temáticos - Escandinava

É já no próximo Sábado!! 26 de MAIO 15 h para os mais distraídos.

A posição inicial para quem já não se lembra, é a seguinte:

1. e4, d5; 2. exd5, Dxd5; 3. Cc3, Dd6

Antes de mais uma pequena introdução histórico-cultural:


A Defesa escandinava (ou Center Counter Defense) é uma abertura de xadrez caracterizada pelos movimentos:

1. e4, d5
A defesa escandinava é uma das mais antigas aberturas registadas, registada pela primeira vez como sendo jogada entre Francesco di Castellvi e Narciso Vinyoles , Valência em 1475 no que pode ser o primeiro jogo registado do xadrez moderno tendo sido mencionado por Lucena em 1497. É uma das mais antigas defesas assimétricas para 1. e4, juntamente com a Defesa francesa.

Análises feitas por mestres escandinavos incluindo Collijn mostraram que é jogável para as negras. Embora a defesa escandinava nunca tenha desfrutado de grande popularidade entre os jogadores de Xadrez de alto nível, Joseph Henry Blackburne e Jacques Mieses frequentemente jogaram-na e muito desenvolveram a sua teoria no final do século XIX e início do século XX. Alexander Alekhine usou para empatar contra o Campeão mundial Emanuel Lasker em São Petersburgo em 1914, e José Raúl Capablanca venceu duas vezes com ela em Nova Iorque em 1915. Bent Larsen aplicou esta defesa ao longo da carreira e derrotou o campeão mundial Anatoly Karpov com ela em Montreal 1979, estimulando um aumento na popularidade. Por volta desta altura, o nome também começou a mudar de "Center Counter Defense" para "Defesa escandinava". A partir da década de 1960, David Bronstein e Nona Gaprindashvili jogaram ocasionalmente, e Ian Rogers adoptou-a com frequência a partir da década de 1980. Em 1995, a defesa escandinava fez uma rara aparição numa partida de Campeonato Mundial de xadrez , no jogo 14 em Nova Iorque. Viswanathan Anand de pretas obteve uma excelente posição usando esta defesa contra Garry Kasparov, embora Kasparov tenha vencido o jogo.

A abertura é classificada com o código B01 na Encyclopaedia of Chess Openings (ECO)

Após esta introdução wikipediana, a variante apresentada deverá ter como mais assíduo e mais conceituado praticante, o GM Tiviakov.

A quem interesse e para não ir às escuras para o torneio aqui ficam alguns planos típicos desta variante:




Mais linhas existem e é sempre possível recorrer à invenção. A ideia desta pequena amostragem é deixar algumas ideias que não são obviamente únicas, mas que deixam umas luzes quanto ao tipo de jogo que se pode ter com esta variante.

Mais links que podem ter interesse:

Regulamento Circuito Temáticos CCTN

Lista de inscritos

Crónicas dos torneios anteriores:
1 - Orangotango

Sem comentários:

Enviar um comentário