quinta-feira, 2 de maio de 2013

35ª Taça de Portugal



Oitavos de Final

A 35ª edição da Taça de Portugal por Equipas referente à época 2012/2013, teve lugar no fim-de-semana de 20 e 21 de Abril de 2013, com a realização de duas eliminatórias, os Oitavos e Quartos de Final.
Estas eliminatórias foram realizadas em formato concentrado no Hotel Golf Mar no Vimeiro, contando com as 16 equipas apuradas, entre elas a equipa representante da Região Autónoma dos Açores.

O Cine Clube TN defrontou a AA de Coimbra, que também está na nossa série da 2ª divisão, a única diferença de relevo, é o facto desta equipa da Taça incluir o FM Daniel Taboas, e o GM Kevin Spraggett.

Chegámos a Vimeiro, e deparámo-nos com um Hotel deslumbrante, com hipismo dentro da propriedade, e uma excelente vista para a praia, foi um local muito bem escolhido pela organização, e desde já lhes damos aqui os nossos parabéns.
A Sala de jogo tinha tabuleiros DGT que faziam a transmissão em directo, e tinha também relógios digitais tais como os utilizados pelos grandes GM’s em torneios grandes, o que transfere automaticamente os xadrezistas para uma atmosfera de competição num nível completamente diferente.

Vamos à batalha:

Daniel Taboas FM – Diogo Alho MN
O Diogo tentou por à prova o Daniel, com o gambito de dama aceite, mas o Daniel estava bem preparado para esta abertura.
No lance 15 aconteceu 2 repetições de posição, mas o Diogo decidiu não repetir mais, e tomar o Bispo em c4, pareceu-nos uma boa escolha, visto que provavelmente o Daniel estava apenas a tentar ganhar tempo no relógio, depois de 16... Cd5 pode vir por exemplo Bxf6, e ou as brancas conseguem-se ver livres do peão isolado em d, ou as negras ficam com um peão em d5, a bloquear o peão branco de d4.
Mas depois de 17… Db6 o Daniel preparou uma armadilha ao Diogo com a5 e depois de tomar o peão em b2, a dama fica apenas com a casa b4, e o Daniel consegue fazer uma manobra de cavalos com ganho de tempo, e faz um duplo em d7, e ganha uma qualidade. E com pouco tempo, e com uma posição difícil de jogar para as negras, o Daniel levou o ponto para as cores da Académica.
Bom jogo do Diogo, que ao menos teve coragem de prosseguir o jogo no lance 16, isso ninguém lhe tira.
1-0

Hugo Ribeiro – Nuno Maltez
O Hugo foi o último a terminar a partida, quando já toda a gente tinha perdido, e a sua partida estava mais que empatada desde uma incorrecção na abertura, que levou o jogo para uma posição muito empatativa. Mesmo assim fez um bom meio jogo e estamos em crer que provavelmente poderia ter lutado por mais no lance 32 se fizesse bxc5 em vez de Dxc5, tentando fazer ameaças com o peão passado, uma vez que os peões da ala da dama das negras, não andam muito facilmente.
Bom jogo mesmo assim, o Hugo levou o meio ponto de honra dos torrejanos :)

Dário Drezzadore – Francisco Cruz
Neste jogo o Francisco fez muitos erros, começando pela abertura onde foi brando demais, e deixou as brancas com uma posição espetacular para manobrar e ao lance 9, a posição das negras já está muito difícil. Se as negras rocarem então e5 cria complicações, mas teria sido mesmo o melhor a fazer, mas com medo que o e5 viesse por parte das brancas, Francisco joga Cg4, para jogar e5 ele mesmo ou para trocar algumas peças, o que facilitaria o seu jogo, mas levou com um táctico que lhe tinha escapado.
10. Bxe7! E a partir daqui só um milagre salvaria Francisco.
O Dario demonstrou que tem sangue frio, e jogou sempre os melhores lances, e não houve muito mais que o nosso atleta pudesse fazer. 1-0
Estava resolvida a eliminatória, com a vitória da Académica no 1º tabuleiro, bastava que mais outro jogador ganhasse.

João Carvalho – Dominic Cross
A Italiana do João desta vez não resolveu.
O João até saiu bem da abertura e no lance 19 tinha feito com que as torres das negras estivessem descoordenadas, mas provavelmente não escolheu o melhor plano para explorar isso, de qualquer das maneiras ficou com uma boa posição com o peão de h5 a criar fraquezas no roque do Dominic, e chegou a pedir empate algures por volta do lance 33, ao que o Dominic decidiu jogar mais um pouco para ver qual era a evolução dos outros tabuleiros, mas logo a seguir o João fez um erro, e perdeu uma qualidade, e a partir dai foi fácil para as negras. 0-1 



Ficámos assim pelos oitavos de final da Taça de Portugal, mesmo assim foi um bom esforço da nossa equipa.

Resultados dos oitavos de final:









Nos quartos de final sucedeu-se o seguinte:































E a Académica caiu nos quartos contra a poderosa Didáxis, porém ainda assim teve uma vitória tirada a ferros no primeiro tabuleiro.

E assim ficaram apuradas para as meias finais as seguintes equipas:
Clube Tap 2206
NXV S. Cosme Didaxis 2094
Clube dos Galitos 1966
Academia Xadrez de Gaia 2604

As meias finais e a final, vão ser realizados no fim de semana de 18 e 19 de Maio.


Sem comentários:

Enviar um comentário