quarta-feira, 6 de junho de 2012

3º Temático - Siciliana Dragão - 09 JUNHO

Estão para sair umas meias doses de Sicilianas Dragão.
É já no Sábado. Para todos os gostos!


Pois cá estamos para o 3º Torneio do nosso Circuito de Temáticos.
Paulo Costa tem sido dominador, pois leva 2 em 2 em vitórias nos torneios anteriores e nunca por desempate.

Pois bem, após a peculiar Orangotango e a pouco usual Escandinava com Dd6, vamos entrar na mainstream Dragão.

Antes de mais e para quem gosta de saber da coisa, a variante Dragão é uma das principais linhas da Defesa siciliana e começa com os movimentos:

1. e4 c5
2. Cf3 d6 ou Cc6
3. d4 cxd4
4. Cxd4 Cf6
5. Cc3 g6 

Na Dragão, as pretas fianchettam o seu bispo na diagonal h8–a1. Esta linha é uma da mais agudas variantes da Defesa Siciliana, tornando-se uma das mais agudas de todas as aberturas de xadrez.

A forma moderna da variante Dragão foi originada pelo mestre alemão Louis Paulsen por volta de 1880. Esta variante foi jogada com frequência por Henry Bird naquela década, tendo em seguida, recebido aceitação geral por volta de 1900 quando jogada por Harry Nelson Pillsbury e outros mestres.

O nome "Dragão" foi cunhado pela primeira vez pelo xadrez russo mestre russo e astrônomo amador Fyodor Dus-Chotimirsky , o qual, se apercebeu da semelhança da estrutura de peões do flanco de Rei das pretas com a constelação Draco.




Regressando ao torneio, a posição inicial, permite que se navegue por uma série de variantes intricadas a saber:

Posição inicial do torneio: 1.e4, c5; 2.Cf3,g6; 3.d4,cxd4; 4.Cxd4,Bg7; 5.Be3,Cc6; 6.Cc3,Cf6
Uma resenha teórica que nem sempre se adapta à nossa posição inicial... Diga-se de passagem que é uma tarefa gigantesca tentar abarcar as variante e ideias jogadas dentro da dragão, pois é um universo repleto de inúmeros temas e abordagens.

Se as negras optam por jogar d6;

- O Ataque Jugoslavo (com 9.Bc4 ou 9. 0-0-0);

- Dragão Clássica;

- Variante Levenfish;

- Variante Harrington-Glek;

- Sistemas de brancas com g3;

Se as negras optarem por um sistema à base de d5;

- Variante Dragão Acelarada;

Todos estes sistemas são complexos e extensos. Alguns dos famosos jogadores da Dragão são Veselin Topalov, Andrew Soltis, Jonathan Mestel, Chris Ward, Sergei Tiviakov, Alexei Fedorov, Mikhail Golubev, os falecidos Tony Miles e Eduard Gufeld. Garry Kasparov usou a dragão com sucesso como uma arma de surpresa contra o candidato ao título mundial Viswanathan Anand em 1995, mas não a usou posteriormente (GK era um adepto fervoroso das variantes Najdorf e Scheveningen). A dragão viu sua popularidade entrar em declínio na década de 90 como resultado das brancas terem redescoberto a velha linha com 9.0-0-0, no entanto tem havido recentemente um ressurgimento como a variante dragão chinês 10.0-0-0 Tb8!? e uma injeção de novas ideias na linha 9.0-0-0 por vários jogadores devotos da dragão.

LISTA DE INSCRITOS

Sem comentários:

Enviar um comentário