sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

II Torneio Almonda

No passado fim de semana de 22 a 24 de Novembro o Cine Clube organizou mais uma edição do Torneio Almonda (em homenagem ao rio que passa no meio de Torres Novas).
O torneio foi realizado no Edifício Mercado Municipal na Av. 8 de Julho em Torres Novas



O Ritmo de Jogo era de 90m+30s para o jogo inteiro e era um torneio que tinha como principal objectivo o de promover o xadrez no distrito de Santarém, mas que infelizmente teve pouca adesão por parte dos outros clubes do distrito.

Sendo assim o torneio começou com jogadores maioritariamente do Cine Clube, mas tivemos também a presença de 3 jogadores de outros clubes: Dominic Cross (Aa de Coimbra), Rudolfo Bento (Sporting CP) e ainda Jorge Bastos (A Peão Cavalgante). Ao todo eram 12 jogadores.

A primeira ronda começou ás 20.30h do dia 22, e teve como pontos altos os jogos de José Tomás - Dominic Cross

Vejamos um diagrama do lance 26.

É a vez de José Tomás, e ele descobre um plano muito criativo com 26. Rh2, a ideia era fazer o rei marchar tabuleiro acima e capturar os peões indefesos de g6 e h5, mas Dominic tinha um plano em mente: Contra jogo. Afinal, a melhor defesa é o ataque.
E joga 26...a4, pois aqui será boa ideia tomar em a4, senão a estrutura de peões das brancas fica fraquissíma. 27. bxa4 Txa4 28. Rg3 c4 29. Rh4 cxd3 30. cxd3, e afinal descobre-se que o plano das brancas fica sem efeito, conseguem descobrir porquê?

Jogam as negras

Bom, o Dominic descobriu porquê e ganhou sem dificuldade.

Outro jogo bem renhido foi o Rudolfo Bento - José Dias




Tirando aquela oportunidade no lance 19, não houve mais nenhuma tão flagrante, e embora o Dias tenha tido ligeira vantagem a maior parte do jogo, acabou por empatar com um jogador teoricamente bem mais forte que ele.

Na segunda ronda assinalar a vitória de José Dias sobre Jorge Bastos, afinal o Dias estava em grande forma, e apanhou toda a gente de surpresa.
De salientar também a vitória de Rui Frazão contra Rudolfo Bento numa longa batalha onde quem teve mais engenho no meio jogo foi o Frazão, depois foi apenas levar o jogo para um final de Bispo vs Cavalo onde as negras tinham 1 peão de vantagem e 2 peões passados na ala de dama.


A terceira ronda ficou marcada por jogos curtos, pois em 3 das partidas, houve menos de 23 lances.
Fica aqui a mais interessante:


José Tomás - Rudolfo Bento



Já o António Alves decidiu começar a distribuir presentes de natal, e deu uma peça ao 9º lance contra o Jorge Bastos. De salutar esta solidariedade em tempos de "Guerra" :)

O Gonçalo Lopes deixou-se enganar numa combinação onde no final, ele acabava com uma torre a menos contra o João Carvalho perdendo assim em 22 lances.



Iamos assim para as derradeiras rondas onde o Diogo Alho já levava meio ponto de vantagem para o resto da concorrência, e estava a uma vitória de chegar aos 2300 Elo Fide.

Na ronda 4 mais uma surpresa por parte do José Dias, que estava infernal, e desta vez bateu João Carvalho

José Dias - João Carvalho




Também o Diogo Alho fez uma boa partida, fica aqui a finalização:

Dominic Cross - Diogo Alho



No jogo do Rudolfo Bento, houve um lance que eu próprio tenho que demonstrar estar surpreso, porque nunca tinha visto tal coisa:

Jorge Bastos - Rudolfo Bento

As negras acabaram de jogar 19...a5, e as brancas respondem 20. Bxf6, ao que Rudolfo Bento toma de Rei! 20...Rxf6!? Haja criatividade!


Realmente é fácil perceber o lance, pois o Bispo negro mantém-se em e7, mantendo a pressão sobre os peões da ala de dama e devido a isto ganhou 1 peão, o que foi suficiente para ir para um final de bispos, com 2 peões passados na ala de dama. 0-1


Na mesa 2 Francisco Cruz e Rui Frazão empatavam num final de bispos de cores contrarias, e com este resultado o Rui Frazão era o único que podia tirar a vitória do torneio ao Diogo, que já estava com 1 ponto de vantagem para o próprio Frazao, e a 1,5 da maioria do pessoal.

Na quinta ronda, uma vitória rápida de Diogo Alho a finalizar o torneio e a demonstrar o poderio dos 2300

Diogo Alho - Rui Frazão




No segundo tabuleiro mais uma partida de muito bom nível do José Dias, mas desta vez não conseguiu vencer o adversário, que era o Dominic Cross, que com esta última vitória assegurou o segundo posto na classificação final voltando assim aos 1900.

Na terceira mesa Francisco Cruz venceu exemplarmente com mestria posicional Rudolfo Bento:

Rudolfo Bento - Francisco Cruz



Numa partida renhida entre João Carvalho e José Tomás, o João terminou o jogo com um mate giro:

João Carvalho - José Tomás

As negras jogam 33...Bxd4?, caíram na tentação de ganhar material mas esqueceram-se que o rei estava demasiado exposto.
34. Bxd4 Txd4 35. Tg5+ e o José Tomás desiste devido a: 35...Rh6 única 36.Tf6++


Na mesa 5 Jorge Bastos com uma Francesa, controlou bem o jogo, e venceu Jorge Fonseca num final de torres com 2 peões a mais.

E Finalmente na mesa 6 onde se disputava a luta pelo "lanterna vermelha" Gonçalo Lopes levou a melhor num jogo muito interessante.
Eis a finalização:

António Alves - Gonçalo Lopes


A classificação final foi a seguinte:

















FOTOS DO EVENTO:

Apesar das dificuldades em mobilizar e organizar torneios deste âmbito, consideramos positiva esta edição e que pretendemos repetir em prol do xadrez. Com mais tempo e mais mobilização cá estaremos e contamos melhorar para que este torneio se torne num 'marco' no calendário. Obrigado a todos e até breve!




Sem comentários:

Enviar um comentário