O Campeonato Nacional por Equipas da 2ª divisão tem inicio já dia 18 de Janeiro e a Federação já publicou a lista de inscritos e parece-nos que na nossa série será constituída pelos seguintes clubes:
AX Pedro Hispano comandada pelo João Vicente (2069)
Sport Operário Marinhense
Assembleia Figueirense de Miguel Babo (1889)
Casa do Povo Bombarral de Ricardo Evangelista (2129)
AX Bombarral/CCMB de Daniel Bray (2157)
Casa do Xadrez de Alpiarça do actual Campeão Nacional de Veteranos Victor Ferreira (2040)
GX Peões de Alverca de António Vítor (2409)
Resta-nos esperar para ver quando saem as listas das composições das equipas para podermos tirar mais ilações sobre esta nova época que se avizinha.
No passado fim de semana de 22 a 24 de Novembro o Cine Clube organizou mais uma edição do Torneio Almonda (em homenagem ao rio que passa no meio de Torres Novas).
O torneio foi realizado no Edifício Mercado Municipal na Av. 8 de Julho em Torres Novas
O Ritmo de Jogo era de 90m+30s para o jogo inteiro e era um torneio que tinha como principal objectivo o de promover o xadrez no distrito de Santarém, mas que infelizmente teve pouca adesão por parte dos outros clubes do distrito.
Sendo assim o torneio começou com jogadores maioritariamente do Cine Clube, mas tivemos também a presença de 3 jogadores de outros clubes: Dominic Cross (Aa de Coimbra), Rudolfo Bento (Sporting CP) e ainda Jorge Bastos (A Peão Cavalgante). Ao todo eram 12 jogadores.
A primeira ronda começou ás 20.30h do dia 22, e teve como pontos altos os jogos de José Tomás - Dominic Cross
Vejamos um diagrama do lance 26.
É a vez de José Tomás, e ele descobre um plano muito criativo com 26. Rh2, a ideia era fazer o rei marchar tabuleiro acima e capturar os peões indefesos de g6 e h5, mas Dominic tinha um plano em mente: Contra jogo. Afinal, a melhor defesa é o ataque.
E joga 26...a4, pois aqui será boa ideia tomar em a4, senão a estrutura de peões das brancas fica fraquissíma. 27. bxa4 Txa4 28. Rg3 c4 29. Rh4 cxd3 30. cxd3, e afinal descobre-se que o plano das brancas fica sem efeito, conseguem descobrir porquê?
Jogam as negras
Bom, o Dominic descobriu porquê e ganhou sem dificuldade.
Outro jogo bem renhido foi o Rudolfo Bento - José Dias
Tirando aquela oportunidade no lance 19, não houve mais nenhuma tão flagrante, e embora o Dias tenha tido ligeira vantagem a maior parte do jogo, acabou por empatar com um jogador teoricamente bem mais forte que ele.
Na segunda ronda assinalar a vitória de José Dias sobre Jorge Bastos, afinal o Dias estava em grande forma, e apanhou toda a gente de surpresa.
De salientar também a vitória de Rui Frazão contra Rudolfo Bento numa longa batalha onde quem teve mais engenho no meio jogo foi o Frazão, depois foi apenas levar o jogo para um final de Bispo vs Cavalo onde as negras tinham 1 peão de vantagem e 2 peões passados na ala de dama.
A terceira ronda ficou marcada por jogos curtos, pois em 3 das partidas, houve menos de 23 lances.
Fica aqui a mais interessante:
José Tomás - Rudolfo Bento
Já o António Alves decidiu começar a distribuir presentes de natal, e deu uma peça ao 9º lance contra o Jorge Bastos. De salutar esta solidariedade em tempos de "Guerra" :)
O Gonçalo Lopes deixou-se enganar numa combinação onde no final, ele acabava com uma torre a menos contra o João Carvalho perdendo assim em 22 lances.
Iamos assim para as derradeiras rondas onde o Diogo Alho já levava meio ponto de vantagem para o resto da concorrência, e estava a uma vitória de chegar aos 2300 Elo Fide.
Na ronda 4 mais uma surpresa por parte do José Dias, que estava infernal, e desta vez bateu João Carvalho
José Dias - João Carvalho
Também o Diogo Alho fez uma boa partida, fica aqui a finalização:
Dominic Cross - Diogo Alho
No jogo do Rudolfo Bento, houve um lance que eu próprio tenho que demonstrar estar surpreso, porque nunca tinha visto tal coisa:
Jorge Bastos - Rudolfo Bento
As negras acabaram de jogar 19...a5, e as brancas respondem 20. Bxf6, ao que Rudolfo Bento toma de Rei! 20...Rxf6!? Haja criatividade!
Realmente é fácil perceber o lance, pois o Bispo negro mantém-se em e7, mantendo a pressão sobre os peões da ala de dama e devido a isto ganhou 1 peão, o que foi suficiente para ir para um final de bispos, com 2 peões passados na ala de dama. 0-1
Na mesa 2 Francisco Cruz e Rui Frazão empatavam num final de bispos de cores contrarias, e com este resultado o Rui Frazão era o único que podia tirar a vitória do torneio ao Diogo, que já estava com 1 ponto de vantagem para o próprio Frazao, e a 1,5 da maioria do pessoal.
Na quinta ronda, uma vitória rápida de Diogo Alho a finalizar o torneio e a demonstrar o poderio dos 2300
Diogo Alho - Rui Frazão
No segundo tabuleiro mais uma partida de muito bom nível do José Dias, mas desta vez não conseguiu vencer o adversário, que era o Dominic Cross, que com esta última vitória assegurou o segundo posto na classificação final voltando assim aos 1900.
Na terceira mesa Francisco Cruz venceu exemplarmente com mestria posicional Rudolfo Bento:
Rudolfo Bento - Francisco Cruz
Numa partida renhida entre João Carvalho e José Tomás, o João terminou o jogo com um mate giro:
João Carvalho - José Tomás
As negras jogam 33...Bxd4?, caíram na tentação de ganhar material mas esqueceram-se que o rei estava demasiado exposto.
34. Bxd4 Txd4 35. Tg5+ e o José Tomás desiste devido a: 35...Rh6 única 36.Tf6++
Na mesa 5 Jorge Bastos com uma Francesa, controlou bem o jogo, e venceu Jorge Fonseca num final de torres com 2 peões a mais.
E Finalmente na mesa 6 onde se disputava a luta pelo "lanterna vermelha" Gonçalo Lopes levou a melhor num jogo muito interessante.