domingo, 11 de novembro de 2012

Ramiro José - Diogo e João em bom plano

No final da semana passada fomos até às instalações do GD Ramiro José em Lisboa para marcarmos presença em mais uma iniciativa do Amadeu Solha Santos. Registe-se desde já que o Amadeu é um nome indissociável da organização xadrezistica em Lisboa. Este homem muito faz pelo xadrez amador, praticamente não há o xadrez profissional em Portugal e queremos deixar um abraço e um obrigado pelo altruísmo e dedicação que a todos tem chegado.

Dominic e Solha Santos. Solha vigia o início da ronda
Regressando ao torneio, fomos em comitiva, Diogo, João e o académico Dominic que desceu desde Coimbra a Lisboa para jogarmos um torneio à moda antiga, com análises post-mortem, preparações e uns caldos de galinha para a saúde, que incluiam joggins matinais, um pouco inovadores para esta malta.
Tivémos um torneio de 7 rondas, com dois dias com sessões duplas e que se mostraram de uma dureza, pois todos chegámos extenuados ao final do torneio.

João, Diogo e Dominic em altas

Assim ficámos:
Diogo em 1º, era o nº 1 à partida, bom torneio, mas teve a estrelinha do seu lado;
João em 8º, nº 21, num bom torneio que lhe deu 21.3 pontos de ELO;
Dominic em 9º, nº4, meio ponto abaixo do previsto;

Apesar de tudo, ficamos todos no top-ten! Finalmente! Era um resultado que já perseguíamos há algum tempo, 3 no top-ten.
Destaque nesta prova para Gonçalo Silva que mostrou xadrez em modo ascendente. O 2º lugar e boa perfomance não foram frutos do acaso, mas sim de um xadrez sólido que não deixou dúvidas quanto à sua qualidade.

Highlights:



Márcio Catarino - Dominic Cross

Jogam as negras. Dominic arranja forma de simplificar a melhor posição que tem.
Resposta na reprodução da partida abaixo





 
Renato Figueiredo - Diogo Alho

As brancas com todas as peças em jogo tentam abrir o jogo na busca de vantagem com o lance e4.
Qual a resposta e estratégia negra para manter as melhores chances do seu lado? Uma tentativa em jeito de resposta não isenta de erros, no trecho abaixo




João Carvalho - Luis Alves

As negras jogaram 24. ...,Bd2, tentando equilibrar a partida
À parte de 25. Bg3 que seria o melhor jogado e que é preciso ter em conta que contra 25 ...,Db6; 26. Df6 sela o destino ou 25. ..., Dd8; 26. Cc6 retira a ameça sobre as duas peças, qual terá sido o plano adoptado pelo João para atacar e manter uma vantagem duradoura que desembocou numa vitória branca? Partida abaixo



Todas as fotos:



Mais informação (CHESS-RESULTS)



Sem comentários:

Enviar um comentário